Óleos Lubrificantes |
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Prazos de Troca |
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O prazo
médio para efetuar a troca de óleo é a cada 5 000
quilômetros. Entretanto, é aconselhável que a troca seja
feita sempre que o óleo se apresenta muito sujo, de cor
preta (o normal é que a cor do óleo varie entre
castalho-escuro ou marrom-escuro). Considere ainda que o
intervalo de troca depende também do uso do carro. Se o
carro rodar muito em zona urbana, envolve-se muito em
trafego lento e faz trajetos geralmente curtos, a troca de
óleo será mais freqüente do que nos carros que rodam mais em
rodovias. Preferencialmente troque o óleo quando o motor
estiver bem quente; porque quando o óleo está quente fica
mais fino e tem mais facilidade de escorrer. |
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Óleos Sintéticos e Minerais
Os
óleos minerais são extraídos do petróleo. Os sintéticos são
fabricados em usinas de química fina, que permitem uma
projeção de características específicas mais adequadas,
como, por exemplo, a resistência à oxidação e envelhecimento
do poder lubrificante.
Existem ainda os óleos chamados semi-sintéticos. Neste caso,
estas misturas são feitas com controle de qualidade
adequado.
Não é
recomendado misturar minerais com sintéticos - Eles possuem
diferentes poderes de solvência e a mistura pode gerar
depósitos no motor (“borra”), desgaste das superfícies,
vazamentos, aumento da corrosão e entupimento no sistema de
lubrificação. Por isso, tome cuidado se você precisar
completar o nível do óleo. Não complete o nível com óleo
diferente daquele que está já está sendo usado.
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Escolha do Óleo:
Na troca de óleo, use aquele indicado pelo fabricante do
veículo, apresentado no manual do proprietário. É
indispensável que o motorista respeite o tipo de óleo que
deve ser colocado no motor, principalmente com relação ao
grau de viscosidade do produto.
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Filtro de Óleo:
A função do filtro de óleo é reter todas as impurezas do
lubrificante que está no motor. É costume trocar o filtro a
cada duas trocas de óleo (isto é, alternadamente: troca de
óleo sem troca de filtro, e na próxima troca de óleo
troca-se também o filtro).
Entretanto o mais lógico é trocar o filtro sempre quando se
troca o óleo. Isso por que se você troca o óleo e não o
filtro, a sujeira do filtro velho contamina o óleo limpo e
novinho.
Lembrando que se você na troca de óleo mudar de óleo mineral
para sintético (ou vice-versa) é obrigatório a troca do
filtro também.
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Medindo o Nível do Óleo:
Espere pelo menos 5 minutos após o motor ter sido
desligado para se medir o nível do óleo. Isto porque,
neste tempo, o óleo vem descendo das partes mais altas
do motor para o cárter e assim podemos ter a medida real
do volume de óleo.
Se o
carro estiver queimando óleo, não coloque óleo a mais
para compensar a queima. Excesso de óleo aumenta de
pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e até
ruptura de bielas, além do óleo em excesso ser queimado
na câmara de combustão sujando as velas e as válvulas,
danificando também o catalisador no sistema de descarga
do veículo. |
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Prazo de Validade do Óleo
Lubrificante :
A validade do óleo
lubrificante é indeterminada, desde que o produto seja
armazenado de maneira correta, ou seja, lacrado em sua
embalagem, em local seco e evitando exposição ao calor e à
luz do sol
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Misturando Óleos de Marcas Diferentes
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Os
óleos automotivos existentes no mercado são compatíveis
entre si, não apresentando problemas quanto a misturas,
desde que se tome cuidado de misturar produtos de mesmo
nível de desempenho API e de mesma faixa de viscosidade SAE.
O que não se deve misturar é óleo de base mineral com óleo
de base sintética.
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SAE - Society of Automitive Engineers
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A SAE é uma
sociedade americana que definiu padrões de viscosidade dos
óleos automotivos. Os números que aparecem nas embalagens
dos óleos lubrificantes automotivos (30, 40, 20W/40, etc.)
correspondem à classificação pelos critérios da SAE, que se
baseiam na viscosidade dos óleos a 100o Celsius,
apresentando duas escalas:
De baixa
temperatura (de 0W até 25W). ). A letra "W" significa "Winter"
De alta temperatura (de 20 a 60)
Quanto
maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar
maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas
temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a
bombeabilidade.
Um óleo com um
índice de viscosidade amplo pode ser enquadrado nas duas
faixas de temperatura (alta e baixa), por apresentar menor
variação de viscosidade em virtude da alteração da
temperatura. Desta forma, um óleo SAE 20W/40 se comporta nas
baixa temperaturas como um óleo 20W reduzindo o desgaste na
partida do motor ainda frio e nas altas temperaturas se
comporta como um óleo SAE 40, tendo uma ampla faixa de
utilização.
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API:
API são as
iniciais do instituto americano “American Petroleum
Institute”, e definem especificações quanto ao uso do óleo.
A sigla API aparece associada a dois conjuntos de letras:
API S?, API C? ou API S?/C?.
API-S? -
para motores à gasolina;
API-C? – para motores a diesel;
API-S?/C? – para ambos os motores
A letra
“S” significa “service station” e a letra “C”, “commercial”.
A última
letra (?) indica a quantidade de dispersantes e
antioxidantes. Quanto mais próxima ela estiver do final do
alfabeto, mais moderno e aditivado será o lubrificante. Ex:
SH é mais aditivado que SG.
Portanto,
quanto mais próximo ao final do alfabeto, de melhor
qualidade o lubrificante é, por conseqüência, mais caro.
Você pode usar um lubrificante acima da letra especificada
(estará pagando mais caro por isso, mas nem sempre é
necessário um óleo de maior especificação), porém nunca deve
usar óleo de especificação API menor (Exemplo: se seu
veiculo exige SJ, nunca coloque SE,SF, etc). |
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..TABELA
DE OLEOS DE ESPECIFICAÇÃO API-S |
..API-SA/SB/SC/SD |
. |
.. |
..API-SA/SB/SC/SD |
..1930...1971 |
..Em desuso atualmente |
..API-SE |
..1972 |
..Para motores 1971-1979 |
..API-SF |
..1980 |
..Para motores 1980-1989 |
..API-SG |
..1989 |
..Para motores 1989-1993 |
..API-SH |
..1994 |
..Para motores 1994-1996 |
..API-SJ |
..1996 |
..Para motores 1996-2000 |
..API-SL |
..2001 |
..Para motores 2001 .... |
Lembrando que se o veículo tiver especificação API-SG, pode
ser usado SH, SJ, sem prejuízo ao motor.
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