PARE! É HORA DE SABER MAIS
SOBRE FREIOS. |
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Sistema
hidráulico |
Os freios funcionam
através de um sistema de pistões, mangueiras flexíveis e
pequenos tubos de metal, por onde circula o fluído de
freio. Ao pisar no pedal do freio, acionamos o cilindro
mestre - um pistão - que vai pressurizar o fluído. É
esse fluído que transmite a pressão exercida no pedal
até as rodas, acionando os mecanismos para a frenagem. |
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A maioria dos automóveis usa dois
diferentes sistemas de freio: a disco nas rodas dianteiras
e tambor nas rodas traseiras. Alguns modelosmais modernos
já saem de fábrica com sistema de freio a disco nas quatro
rodas.
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Freio a disco: |
Nele as pastilhas de
freio, acionadas pelo sistema hidráulico, comprimem um
disco, o qual perde velocidade devido ao atrito entre as
peças. O disco fica acoplado (parafusado) à roda,
conseqüentemente o veículo também perde a velocidade.
O atrito entre as peças (pastilhas com o disco) causa o
desgaste das pastilhas: é hora da troca.
Não existe prazo específico, mas a durabilidade média
das pastilhas é de 25 a 35 ,il quilômetros.
Se ao acionar o freio existir trepidação no pedal e
ruído estridente nas rodas, é sinal de pastilhas gastas. |
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Freio a tambor: |
Neste caso são as lonas
que exercem pressão contra uma superfície giratória,
chamada de tambor.
A pressão ocorre na parte interior do tambor.
As lonas têm duração bem maior que as das pastilhas,
pois praticamente todo o processo de frenagem ocorre nas
rodas dianteiras. |
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Freio de mão: |
Conhecido também como
freio de estacionamento, é um freio mecânico constituído
por um sistema de alavancas que trava as rodas
traseiras.
Funciona através do freio a tambor. Sua função é impedir
que o carro se mova quando estacionado |
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Sistema ABS [Anti-lock Braking System]: |
ABS, ou Sistema de Freio
Anti-Travamento, é um sistema especial de freios que não
deixam as rodas travarem, Possibilita uma freada em
curva equilibrada e muito eficiente. Nem todos os
veículos vêm equipados com este sistema. |
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