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Filtros:
São responsáveis pela pureza
do ar, óleo ou combustível, sendo componentes fundamentais
para o bom desempenho e para a vida útil do motor. |
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Filtro de ar: |
Retém as impurezas e
partículas contidas no ar aspirado pelo motor, evitando
que as mesmas danifiquem carburador, injeção ou câmara de
combustão/motor. |
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Filtro de óleo: |
Responsável pela retenção de
impurezas e partículas metálicas provenientes
do atrito das peças móveis do motor e de outros
contaminantes presentes no
próprio óleo. |
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Filtro de combustível: |
Retém impurezas do
combustível, evitando que elas
obstruam os orifícios do carburador ou da injeção
eletrônica. |
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Filtro de cabine: |
Protege os ocupantes
purificando o ar que entra no veículo,
filtrando pó, pólen e fuligem. |
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Os filtros
de cabine são erroneamente conhecidos como “de ar
condicionado”,
pois vários modelos de veículos sem ar condicionado usam
este filtro.
Alguns modelos saem das fábricas sem este filtro, que é
considerado
um “opcional”. |
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A
concentração de poluentes (mofo, bactérias, pólen, poeira,
etc) dentro do
veículo sem filtro de cabine é de 3 a 6 vezes maior que fora
dele. |
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Catalizador: |
Muito importante
para o meio ambiente, o catalisador transforma gases
nocivos da queima de combustível (monóxido de carbono,
óxidos de nitrogênio e hidrocarbonetos) em derivados
menos poluentes (vapor d’água, gás carbônico – como o
que exalamos na respiração – e nitrogênio).
É parte integrante do sistema de escapamento e é peça
obrigatória por lei. |
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PRODUTO |
HORA DA TROCA /
OBSERVAÇÕES |
Filtro de ar |
A cada 15 mil km, ou
antes no caso de uso do veículo em condições ambientais
desfavoráveis (estradas empoeiradas, por exemplo). Nos
veículos movidos a gás, o filtro resseca rapidamente,
por isso deve ser trocado com mais freqüência. Faça
inspeções visuais periódicas. Não retire o filtro de ar
(nem troque por outro, “modelo esportivo”) para aumentar
a performance do seu carro, isso provoca desregulagens
no sistema de alimentação. |
Filtro de óleo |
O costume é a troca do
filtro a cada duas trocas de óleo. No entanto, para não
contaminar o óleo novo (e limpo) com sujeiras do filtro
velho, aconselhamos trocar o filtro a cada troca de
óleo. |
Filtro de combustível |
A cada 15 mil km. Falhas
no motor podem ter como causa filtro de combustível
obstruído. |
Filtro de cabine |
20 ou 30 mil km, ou
dependendo das condições ambientais em que o veículo
roda. Mau cheiro, reações alérgicas, dores de cabeça
podem ser indicações de hora da troca. |
Catalizador |
5 anos ou 80 mil km (o
que ocorrer primeiro). Barulho de peças soltas e
trepidações no escapamento podem indicar catalisador
danificado. |
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