O Sistema de Arrefecimento |
O sistema de
arrefecimento tem a função de manter uma temperatura ideal
(estabilizada) no motor, entre 87 a 105 graus Celsius. |
|
|
|
|
Além dos
componentes ilustrados acima, o sistema ainda trabalha com
mangueiras, reservatório de expansão, válvula de expansão
integrada à tampa do radiador ou do reservatório e o aditivo
adicionado à água, formando o líquido de arrefecimento.
|
|
|
Componentes do sistema de
arrefecimento e suas utilidades:
- Radiador: O radiador possui dois dutos
principais: entrada do líquido aquecido (parte superior) e
saída do líquido resfriado (parte inferior). Suas aletas
devem estar limpas para não dificultar a passagem do líquido
de arrefecimento.
- Líquido de arrefecimento: Ele é um
composto de água e aditivos, que serve para elevar o ponto
de ebulição da água, lubrificar e proteger contra a
corrosão.
- Bomba dágua: Serve para auxiliar o
deslocamento da água do radiador para o motor, fazendo com
que haja uma troca do líquido aquecido pelo resfriado.
*
Fique atento. Alguns motores utilizam a correia dentada para
acionar a bomba. Uma correia gasta pode se romper,
provocando o superaquecimento do motor.
- Dutos internos: No interior do bloco do
motor, no cabeçote ou no coletor de admissão existem dutos
por onde o líquido passa, absorvendo o calor desses
elementos. Utilize aditivos de qualidade comprovada para
evitar o acúmulo de sujeira e formação de crostas.
- Ventilador: Também conhecido por
ventoinha, esse dispositivo é responsável pela circulação
forçada do ar pelas aletas do radiador, puxando o ar frontal
para trás.
- Termostato: Controla a temperatura do
motor e o seu rápido aquecimento, quando frio. É uma válvula
que se abre e fecha permitindo ou não a passagem do líquido
de arrefecimento. Quando fechada, não ocorre a troca de
calor, aquecendo rapidamente o líquido que está no motor.
Quando aberta, deixa o líquido resfriado entrar motor,
baixando sua temperatura.
* Trabalhar com temperaturas mais baixas provoca um maior
consumo de combustível. Motores à álcool normalmente operam
com temperaturas mais altas. |
|
|
Recomendações:
-
O
nível de água no reservatório deve ser verificado
semanalmente, com o carro frio.
-
Se necessário, utilize água e aditivo, conforme
indicado no manual do proprietário.
-
Não abra o reservatório com o motor quente.
-
Faça uma limpeza no sistema de arrefecimento
anualmente, em uma oficina especializada.
|
|
|
|
<< Mais dicas
® 2007 Fordgerais Peças Ltda. Todos os direitos
reservados. |