• Segredos para uma
direção Segura
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Você
deve adotar a postura correta ao dirigir
Evite dirigir com o banco muito inclinado. Mantendo a boa
postura, o joelho deve ficar posicionado e flexionado, e
perna apoiada no assoalho. Essa posição vai amortecer o
impacto de colisão, poupando a região da bacia. Além disso,
o cinto e o air-bag foram projetados para postura correta.
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Nunca dirigir com apenas uma mão ao volante
Segure o volante na posição “dez para as duas” (imagine os
ponteiros de um relógio), não estique muito os braços, para
que possa ser movimentado livremente em situação de
emergência.
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Regule o encosto de cabeça na altura dos olhos
Isso vai evitar o movimento excessivo e brusco na região do
pescoço em caso de colisão traseira. Uma lesão na coluna
dorsal nesta região traz conseqüências gravíssimas.
Regule os
espelhos, a climatização e o som, antes de colocar o carro
em movimento, evitando de fazer isso dirigindo.
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Zona morta (campo visual neutro)
Tome cuidado para não ser surpreendido por outro veículo na
hora em que decidir mudar de faixa ou fazer ultrapassagem.
Outro veículo pode ultrapassar você, e não aparecer no seu
retrovisor lateral. O espelho não o mostra, por estar numa
“zona morta”, em local em que não é possível ser refletido.
Mantenha os faróis acesos mesmo durante o dia nas viagens
Isso diminui os riscos de acidentes, aumentando a
visibilidade sobre o seu carro.
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Sono ao volante
Não há nada a se fazer contra o sono. Ele é uma necessidade
biológica que vai se manifestar. Não depende de sua vontade.
O melhor remédio contra o sono é o planejamento e a escolha
do horário certo para se iniciar uma viagem. Observe nos
jornais os horários de acidentes graves: eles geralmente
ocorrem à noite, quando o motorista é traído pelo sono.
Evite, sempre que puder, dirigir à noite.
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Algumas considerações sobre a cor do seu carro
Carros de cor preta são menos visíveis à noite, portanto
deve-se ter cuidado redobrado em não esquecer de acender os
faróis à noite. Os carros de cor prata são menos visíveis em
nevoeiros.
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Objetos cortantes e pontudos
Uma colisão simples, banal, pode se transformar em uma
tragédia quando você carrega objetos cortantes. É por isso
que os vidros do seu carro são feitos de vidro temperado.
Recipientes de vidro, varas de pescar, espetos, produtos
feitos em PVC e etc., viram objetos cortantes e perfurantes
quando estilhaçados. Devem ser carregados sempre no
porta-malas. Da mesma forma, é desaconselhável dirigir com
canetas no bolso da camisa.
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Aquaplanagem
Quando o carro passa em velocidade superior a 90 km/h por
poças grandes que se formam pela chuva, uma película de água
se forma entre o pneu e o asfalto, deixando o carro sem
contato com o chão. Quando for surpreendido por uma situação
dessas, mantenha a direção firme e evite freadas ou mudanças
bruscas no volante. Tire o pé do acelerador e logo você
sentirá a direção voltar ao seu controle. Pneus lisos ou de
meia-vida tendem a aumentar os efeitos da aquaplanagem,
devido à quase ausência de sulcos. A aquaplanagem é
extremamente perigosa nas curvas.
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Celular no trânsito
Celular tocando. Você tem duas opções: estacione e atenda;
ou não atenda: retorne a ligação depois, afinal, a maioria
das chamadas tem identificação.
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Cortina de fumaça na rodovia - incêndios
Ao entrar numa cortina de fumaça, você perde a visibilidade
de quem está na sua frente. O mesmo acontece com o veículo
que vem atrás. Ou seja, você não enxerga nada e também não é
visto dentro da fumaça.
Se entrar em alta velocidade na fumaça, pode bater na
traseira de outro veículo mais lento. Por outro lado, se
diminuir a velocidade bruscamente, pode ser atingido por
trás. O quê fazer? Pare no acostamento, avalie a situação
antes de tomar qualquer decisão. |
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Sistema antitravamento de freios (ABS)
O sistema ABS, ao contrario do que se pensa, não aumenta a
eficiência dos freios. O que acontece é que as rodas não
travam, elas rodam em pequena velocidade permitindo que o
motorista faça manobras.
Com as rodas travadas, o veículo se arrasta mantendo a
trajetória, independente da posição das rodas. Com o ABS, o
veículo não se arrasta e obedece a trajetória escolhida pelo
motorista. O ABS é muito útil para evitar colisões em baixa
velocidade. Não se iluda: em alta velocidade ele pouco pode
ajudar. |