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• Segredos para uma direção Segura

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Você deve adotar a postura correta ao dirigir
Evite dirigir com o banco muito inclinado. Mantendo a boa postura, o joelho deve ficar posicionado e flexionado, e perna apoiada no assoalho. Essa posição vai amortecer o impacto de colisão, poupando a região da bacia. Além disso, o cinto e o air-bag foram projetados para postura correta.

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Nunca dirigir com apenas uma mão ao volante
Segure o volante na posição “dez para as duas” (imagine os ponteiros de um relógio), não estique muito os braços, para que possa ser movimentado livremente em situação de emergência.

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Regule o encosto de cabeça na altura dos olhos
Isso vai evitar o movimento excessivo e brusco na região do pescoço em caso de colisão traseira. Uma lesão na coluna dorsal nesta região traz conseqüências gravíssimas.

Regule os espelhos, a climatização e o som, antes de colocar o carro em movimento, evitando de fazer isso dirigindo.

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Zona morta (campo visual neutro)
Tome cuidado para não ser surpreendido por outro veículo na hora em que decidir mudar de faixa ou fazer ultrapassagem. Outro veículo pode ultrapassar você, e não aparecer no seu retrovisor lateral. O espelho não o mostra, por estar numa “zona morta”, em local em que não é possível ser refletido.

Mantenha os faróis acesos mesmo durante o dia nas viagens
Isso diminui os riscos de acidentes, aumentando a visibilidade sobre o seu carro.


 

 



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Sono ao volante
Não há nada a se fazer contra o sono. Ele é uma necessidade biológica que vai se manifestar. Não depende de sua vontade. O melhor remédio contra o sono é o planejamento e a escolha do horário certo para se iniciar uma viagem. Observe nos jornais os horários de acidentes graves: eles geralmente ocorrem à noite, quando o motorista é traído pelo sono. Evite, sempre que puder, dirigir à noite.

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Algumas considerações sobre a cor do seu carro
Carros de cor preta são menos visíveis à noite, portanto deve-se ter cuidado redobrado em não esquecer de acender os faróis à noite. Os carros de cor prata são menos visíveis em nevoeiros.

CARRAO
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Objetos cortantes e pontudos
Uma colisão simples, banal, pode se transformar em uma tragédia quando você carrega objetos cortantes. É por isso que os vidros do seu carro são feitos de vidro temperado. Recipientes de vidro, varas de pescar, espetos, produtos feitos em PVC e etc., viram objetos cortantes e perfurantes quando estilhaçados. Devem ser carregados sempre no porta-malas. Da mesma forma, é desaconselhável dirigir com canetas no bolso da camisa.


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Aquaplanagem
Quando o carro passa em velocidade superior a 90 km/h por poças grandes que se formam pela chuva, uma película de água se forma entre o pneu e o asfalto, deixando o carro sem contato com o chão. Quando for surpreendido por uma situação dessas, mantenha a direção firme e evite freadas ou mudanças bruscas no volante. Tire o pé do acelerador e logo você sentirá a direção voltar ao seu controle. Pneus lisos ou de meia-vida tendem a aumentar os efeitos da aquaplanagem, devido à quase ausência de sulcos. A aquaplanagem é extremamente perigosa nas curvas.


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Celular no trânsito
Celular tocando. Você tem duas opções: estacione e atenda; ou não atenda: retorne a ligação depois, afinal, a maioria das chamadas tem identificação.

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Cortina de fumaça na rodovia - incêndios
Ao entrar numa cortina de fumaça, você perde a visibilidade de quem está na sua frente. O mesmo acontece com o veículo que vem atrás. Ou seja, você não enxerga nada e também não é visto dentro da fumaça.
Se entrar em alta velocidade na fumaça, pode bater na traseira de outro veículo mais lento. Por outro lado, se diminuir a velocidade bruscamente, pode ser atingido por trás. O quê fazer? Pare no acostamento, avalie a situação antes de tomar qualquer decisão.

 

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Sistema antitravamento de freios (ABS)
O sistema ABS, ao contrario do que se pensa, não aumenta a eficiência dos freios. O que acontece é que as rodas não travam, elas rodam em pequena velocidade permitindo que o motorista faça manobras.
Com as rodas travadas, o veículo se arrasta mantendo a trajetória, independente da posição das rodas. Com o ABS, o veículo não se arrasta e obedece a trajetória escolhida pelo motorista. O ABS é muito útil para evitar colisões em baixa velocidade. Não se iluda: em alta velocidade ele pouco pode ajudar.

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